quarta-feira, 16 de março de 2011

Os Jogos de Azar Devem ser Legalizados?

A LEI QUE PROÍBE OS JOGOS DE AZAR É ANTIGA: EM 1946, PELO PRESIDENTE EURICO GASPAR DUTRA. INFLUENCIADO POR SUA MULHER, CARMELA, ELE COMPROU BRIGA COM OS EMPRESÁRIOS DA ÉPOCA E CRIOU UMA DAS MAIORES POLÊMICAS DA HISTÓRIA SOCIAL DO BRASIL. SERÁ QUE NÃO ESTÁ NA HORA DE REVER A LEGISLAÇÃO?

SIM
Está na hora de revisar a lei que se baseia em um CONCEITO ULTRAPASSADO de bons costumes. O Brasil presica agir como um país maduro e seguir o exemplo das grandes democracias ocidentais (EUA, Europa, Austrália), que fiscalizam com bons resultados os jogos de azar. Em Las Vegas, as máquinas de videobingo vêm com chips e são verificadas mensalmente pelos fidcais.

Com a legalização, o dinheiro que circula nas casas de jogos passaria a RENDER IMPOSTOs. Isso pode até diminuir o número de jogadores, já que o valor dos prêmios seria menor. A arrecadação de impostos pode beneficiar a ppopulação de diversas maneiras, seja com investimentos na educação, seja com a melhora de saúde no país.


NÃO
As instituições brasileiras não estão preparadas para a fiscalização de bingos, cassinos e bares em que se pratique o jogo. O PODER PÚBLICO TEM AÇÃO LIMITADA, quer pela corrupção, quer pela ineficácia das agências reguladoras. Será impossível controlar tudo em uma escala federal e verificar fraudes em lugares afastados dos grandes centros.

A legalização pode até gerar empregos e render impostos, mas traz muitos impasses. Pode DESENCADEAR A LIBERAÇÃO DAS DROGAS, que atrai os mesmos males: vício, criminalidade, prostituição e outros problemas sociais. O "joga quem quer" dará margem a versões como "usa quem quer", "cheira quem quer"...

Nenhum comentário:

Postar um comentário