sexta-feira, 18 de março de 2011

A Hora dos Mortos-Vivos

Eles estão bombando na série The Walking Dead. Viraram fenômeno literário. São os queridinhos dos games. E há décadas, a passos lentos e moribundos, infectam os cinemas. Tranque as portas e proteja a sua família: o apocalipse zumbi chegou! Você está preparado? Confira o que a ciência já testemunhou (e a ficção explicou) sobre mortos que voltam do túmulo para devorar os vivos

HAITI: O BERÇO DO MAL
A origem do mito tem forte ligação com o vodu, praticado no Caribe!

Parecido com o candomblé, o vodu mistura elementos de rituais africanos com o cristianismo. É bastante popular em ilhas do Caribe, especialmente no Haiti. Durante suas cerimônias, as pessoas dançam, entram em transe e incorporam entidades chamadas loas. E comem animais sacrificados! Entre os praticantes, há feiticeiros chamados bokos, que seriam capazes de ressucitar cadáveres e torná-los trabalhadores braçais sem vontade própria. A ciência já desvendou essa magia: trata-se de um pó venenoso, que deixa a vítima catatônica.

RECEITA MALIGNA

O pozinho levanta-defunto tem de tudo: ossos humanos pulverizados, lagartos, a carcaça de um sapo venenoso (Bufo marinus) e o verme aquático Polychaeta. Mas o "filé" são dois peixes marinhos. Um deles é o Baiacu, que contém uma neurotoxina. Todos esses bichos são grelhados e depois triturados em um pilão.

ELE MORREU, LOMBARDI?
O "pó de zumbi" é aplicado sorrateiramente na vítima: nas costas ou no sapato. A tetrodotoxina é absorvida pela pele e, como toda neurotoxina, afeta o sistema nervoso - neste caso, provocando paralisia, imobilidade e perda de consciência. Daí vem a ilusão de morte aparente.

nos anos 40, houve uma campanha contra a prática do vodu no Haiti. Mas a religião acabou reconhecida em 1987


EU SOU SEU MESTRE
Após o enterro, o feiticeiro vai ao cemitério recuperar o corpo. Algum tempo depois, o efeito da tetrodotoxina passa e aí o boko tem que gastar a sua lábia: ele precisa convencer a pessoa que a reanimou, tornando-a um zumbi e, portanto, seu escravo. Ainda confusas, muitas vítimas acabam caindo nesse papo.

A origem do termo "zumbi" é incerta, mas estudiosos imaginam que derive de nzambi ou nzumbi que significa "divindade" ou "espírito ancestral" em dialetos do oeste da áfrica

ZUMBI DOS PALMARES
Outra razão de o mito ter surgido no Haiti é que esse foi o primeiro país das Américas a abolir a escravidão, em 1794, e o primeiro país negro a se tornar independente, em 1804. Os zumbis, então, seriam usados pelos grandes fazendeiros como substitutos dos escravos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário